domingo, abril 25, 2004

Abril é Revolução, não evolução

Hoje é dia 25 de Abril, provavelmente a data mais importante da história recente do nosso país.
Foi em 1974 que o povo, juntamente com os militares, acharam que bastava de tirania e opressão que até aí reinava. Obviamente, que o periodo pós-revolução é sempre marcado por instabilidade e ganância de poder. Depois de deposto o regime, a liberdade imprava a todos os niveis, as opiniões fervilhavam, de tanto tempo reprimidas dentro das cabeças. Os militares primeiramente assumiram o controlo através do dominio do 1º governo provisório, caindo este e outro e outro sucessivamente até ao 6º onde finalmente foram reunidas as condições para que houvessem eleições para o primeiro governo constitucional.
Mais uma vez, por esta altura se debate o papel do partido comunista, do partido socialista, dos militares em todo este processo. Entrevistam-se pessoas que tiveram os mias variados papéis nesse dia e tempos seguintes. Mais uma vez se ouvem as mesmas opiniões, ano após ano sem se lembrarem que a revolução aconteceu, principalmente por que o povo assim o decidiu. E como se pode ver, pela multiplicidade de pessoas envolvidas na revolução, ela aconteceu porque todos estavam fartos da situação em que se encontravam.
Vamos ser realistas e de uma vez por todas realizar que abril aconteceu, revolucionou a nossa maneira de organização política, e daí o titulo do post abril foi uma revolução. Vamos interiorizar isso, respeitar o seu legado e talvez sempre em Abril, em memória desse mês histórico, organizar jornadas de debate político para a partir de agora então, partirmos para a evolução do nosso sistema democrático, onde, obviamente há lacunas que permitem uma desdemocratização de alguns aspectos, repensar sobre eles e evoluir para um sistema ainda mais democrático.
À parte disto tudo, quero dizer agora e sempre VIVA ABRIL!

Sem comentários: